quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vesalius, Andreas

Prezados amigos, como o meu blog é bem diversificado, estou abrindo um espaço para divulgar as grandes obras de artes de vários artistas de varias épocas e séculos.
Estou começando com um grande artista  Sr. Andreas Vesalius, que contribuiu muito para o ensino na área da Anatomia.
Ao lado estamos vendo uma de suas obras publicada em 1543 " Dissecação do corpo humano em pose alegórica".
Obra Renascentista.



















Andreas Vesalius (1514-1564) nasceu pouco antes da meia-noite do dia 31 de dezembro de 1514. Tanto seu bisavô quanto o avô haviam sido médicos, e o pai era o boticário do imperador Maximiliano I, da família Habsburg. Incentivado pelo pai a seguir a profissão da família, Vesalius cursou primeiro a Universidade de Louvain, perto de Bruxelas, na Bélgica, e depois começou a estudar medicina na Universidade de Paris.
Nas aulas, os professores liam livros da Antigüidade sobre personagens como Galeno, o anatomista grego, enquanto seus assistentes conduziam dissecações desastradas. Vesalius dizia que conseguiria aprender mais com um açougueiro no mercado de carnes. Em 1536, ele voltou a Louvain, onde aproveitou uma chance de estudar o esqueleto humano. Encontrou o cadáver de um ladrão pendurado em uma forca nas imediações da cidade. Pássaros haviam comido toda a carne, limpando os ossos do esqueleto. Vesalius o desmembrou e estudou até conhecer todos os ossos, até mesmo com os olhos vendados.
Em 5 de dezembro de 1537, Vesalius se formou em medicina pela Universidade de Pádua, perto de Veneza e tornou-se professor de anatomia no dia seguinte. Segundo a promessa que havia feito a si mesmo, ensinava anatomia conduzindo ele próprio as dissecações. As aulas de Vesalius tornaram-se imensamente populares. Os alunos se amontoavam na sala para observar suas habilidosas dissecações. De forma a mostrar pequenos detalhes a grandes platéias e para ter alguma coisa que lhe ajudasse nas palestras quando não havia cadáveres disponíveis, Vesalius desenhou mapas dos órgãos humanos, que pendurou na sala de aula. Alguns desses mapas foram plagiados e publicados sem sua permissão. Ele publicou o restante dos mapas com um manual de anatomia para completá-los.
O sucesso do manual o incentivou a publicar De Humani Corpus Fabrica (A Matéria do Corpo Humano). Esta grande obra foi publicada em 1543 em sete volumes, com descrições detalhadas e 300 ilustrações. Vesalius escolheu Jan Stephen van Calcar, um jovem aluno do artista Ticiano, para aperfeiçoar seus esboços de forma que os pontos essenciais pudessem ser compreendidos rapidamente. Os desenhos mostravam o corpo humano em poses naturais. No livro, Vesalius detalhou suas descobertas e corrigiu mais de 200 erros que havia encontrado nos livros de Galeno. Ele também revelou que Galeno havia baseado suas teorias de anatomia em dissecações de animais.
O livro de Vesalius gerou forte oposição. O anatomista principal de Paris, Jacques Sylvius, o atacou, dizendo se um insulto a Galeno. Vesalius tinha 28 anos de idade quando publicou A Matéria do Corpo Humano. Depois de defender o livro por um ano, ele deixou o magistério e as pesquisas de anatomia. Daquele ponto em diante, trabalhou como médico na corte dos Habsburg, primeiro para o imperador Carlos V, filho de Maximiliano, e depois para o filho de Carlos, Felipe II, em Madri.
Com 50 anos de idade, Vesalius viajou a Jerusalém, não se sabe ao certo por quê. A peregrinação pode ter sido feita para calar os críticos que o acusavam de falta de piedade. Tragicamente, na viagem de volta, Vesalius morreu em um naufrágio perto da ilha grega de Zakinthos.
Fonte de pesquisa:
www.historia.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário