quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Exposições em Museu

Prezados amigos(as), dando continuidade ao que está acontecendo em termos de cultura no mundo, estou colocando alguns avisos sobre visitas em museus.
 No Brasil acontecerá no final do mês Um dos mais importantes eventos do calendário oficial do Momento Itália - Brasil, a exposição “Modigliani: Imagens de uma vida” será inaugurada em 31 de janeiro no MNBA, com  obras nunca antes expostas na America Latina. Para o público a mostra abre dia 1º de fevereiro.
Serão exibidas 12 pinturas e 5 esculturas originais, além de obras e documentos, fotos,  desenhos, diários e manuscritos de Modigliani e de importantes artistas da sua época, num total de 230 peças. Com isso o público vai ter acesso a um rico panorama da vida artística parisiense e italiana do século XX, distribuídas em cinco salas do MNBA

aproveitem as férias e divirtam-se.










No The Metropolitan Museum of Art, New York, está acontecendo a  exposição  "retrato renascentista de Donatello para Bellini "

21 de dezembro de 2011 - 18 de março, 2012

 
Tem sido dito que a Renascença testemunhou a redescoberta do indivíduo. De acordo com esta noção, no início da Renascença a Itália também sediou a primeira era grande do retrato na Europa. Retrato assumiu uma nova importância, se era para gravar as características de um membro da família para as gerações futuras, celebrar um príncipe ou um guerreiro, exaltar a beleza de uma mulher, ou tornar possível a troca de uma semelhança entre amigos. Esta exposição reunirá cerca de 160 obras, de artistas como Donatello, Filippo Lippi, Botticelli, Verrocchio, Ghirlandaio, Pisanello, Mantegna, Bellini Giovanni, e da Antonello de Messina, e nos meios de comunicação que vão desde iluminação e pintura manuscrito a escultura em mármore e bronze , atestando a nova moda e usa do retrato no século XV na Itália.
Durante o Renascimento, os artistas que trabalham em Florença, Veneza, e os tribunais da Itália criou retratos magníficos das pessoas ao seu redor, desde chefes de Estado e igreja para patronos, acadêmicos, poetas e artistas, concentrando-se pela primeira vez na produção reconhecíveis semelhanças e as expressões da personalidade. O rápido desenvolvimento do retrato estava ligado intimamente ao Renascimento a sociedade ea política, os ideais do indivíduo, e conceitos de beleza. O objeto pode ter sido para comemorar um evento-a significativa casamento, a morte, a adesão a uma posição de poder ou pode ter sido para gravar as características de um membro estimado da família para as gerações futuras.
Apresentando muitos raros empréstimos internacionais, esta exposição irá apresentar um levantamento inédito do período e fornecer novas pesquisas e insights sobre o início da história do retrato. Será dividido em três seções e terá uma duração de um período de oito décadas. Início em Florença, onde os retratos independente apareceu pela primeira vez em abundância, ela move-se para os tribunais de Ferrara, Mântua, Bolonha, Milão, Urbino, Nápoles e Roma papal, e termina em Veneza, onde a tradição do retrato afirmou-se surpreendentemente no final do século .

Quem tem dinheiro e disponibilidade é uma boa pedida.



 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário